Gesso Agrícola traz benefícios á lavoura

BENEFÍCIOS DO MPGESSO AGRÍCOLA
28 de fevereiro de 2014
Três milhões de toneladas de gesso agrícola são vendidas por ano
18 de março de 2014

Gesso Agrícola traz benefícios á lavoura

DSC01596(1)Segundo o pesquisador Cristiano Andrade, do IAC, o Gesso Agrícola, ou fosfogesso, é uma alternativa para a redução do efeito tóxico do alumínio e para o fornecimento de cálcio em profundidade no solo. “Esse material é subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados concentrados e, portanto, sua aquisição tem baixo custo”, afirma.

Como a solubilidade do gesso é cerca de 180 vezes superior à do calcário, seu uso permite uma fácil reação após a aplicação no solo, além de uma rápida movimentação em profundidade (com a água da chuva, por exemplo), melhorando as condições gerais para crescimento radicular da planta, abaixo da camada superficial, explica.

“Cabe ressaltar, porém, que o gesso agrícola não é um corretivo da acidez e não aumenta o pH do solo. Ele apenas alivia problemas de excesso de alumínio e fornece cálcio.” Isso significa que, mesmo se o produtor optar pelo uso do gesso, não se deve reduzir a dose de calcário, pois a função de ambos é complementar. A gessagem deve ser feita cerca de 60 a 90 dias após a calagem, principalmente em solos com a camada superficial – de zero a 20 centímetros) – ácida.

Fonte: www.estadao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *